Muitas tarefas pendentes podem gerar estresse, mas estabelecer prioridades garante mais organização e controle.
O estresse pode estar normalmente associado a uma sobrecarga de tarefas ou situações que você tem que lidar no seu dia a dia. Por isso a melhor maneira de conseguir passar por esse problema é organizando o seu tempo, para que você consiga desempenhar as suas funções de uma forma eficiente e saudável.
Uma maneira de fazer esta organização é estabelecer quais são as suas prioridades. Mas como estabelecer o que deve ser feito com mais urgência quando tudo parece muito importante? Algumas técnicas ajudam a definir o que deve ser feito primeiro e como planejar os seus outros deveres.
Entenda a importância de cada coisa
Quando tudo parece muito importante de ser priorizado, procure entender melhor a tarefa, a frequência e os prazos que você possui. Algumas de suas atividades devem ser cuidadas todos os dias, ou semanas ou meses, enquanto outras são planejadas a médio ou longo prazo. Nesse caso, já deixe programado em sua agenda a necessidade de verificar essas questões em determinado momento.
Se o assunto for algo que não costuma acontecer sempre, analise o prazo e encaixe a tarefa dentro da sua possibilidade.
Lei de Parkinson: estabeleça prazos menores
De acordo com a Lei de Parkinson, publicada pela primeira vez por Cyril Northcote Parkinson num artigo na revista The Economist em 1955, se você estabelece um prazo maior do que o necessário para a execução de uma tarefa, você irá usar todo esse tempo mesmo que pudesse fazê-la mais rapidamente. Além de diminuir sua produtividade, caso surja algum imprevisto você não terá tempo hábil para lidar com o que irá fazer, principalmente se deixar para a última hora.
Portanto, estabeleça a si próprio uma disciplina ainda maior para executar essas tarefas programadas. Crie um prazo menor para que tudo seja cumprido e você não deixe as atividades para depois.
Utilize a tecnologia a seu favor
Você também pode usar a tecnologia para ajudar na organização das suas prioridades. Existem vários aplicativos, softwares e sites que permitem fazer uma relação das suas atividades e marcar o que já foi feito, eliminando isso do seu caminho e diminuindo a ansiedade e o estresse ligados ao acúmulo de tarefas.
Peça ajuda
Uma das principais lições que você deve aprender é pedir ajuda ao perceber que está lidando com mais funções do que você é capaz no momento. Conseguir delegar responsabilidades ou negociar um prazo maior poderá te ajudar a se livrar do estresse e da ansiedade que essas situações podem causar.
Aprenda a dizer não
Em algumas situações, você também deverá analisar a possibilidade de dizer não. Esta negativa nem sempre precisa ser definitiva, mas pode ser uma maneira de negociar o melhor momento de assumir uma nova responsabilidade. Nesses casos, avalie o que você já tem em suas mãos e veja se assumir um novo compromisso irá prejudicar o andamento desses outros objetivos.
Saber se organizar e identificar quais são os aspectos que você deve cuidar primeiro é muito importante para que você não carregue um peso maior do que você está apto neste momento. O ser humano tem sempre a capacidade de expandir os seus limites, mas isso deve ser feito de forma gradual e com segurança ao seu bem-estar.
Ao se tornar um Practitioner em PNL você aprende a trabalhar melhor com essas ferramentas, organizando as suas prioridades para ter uma vida mais saudável e plena. Conheça também outras publicações nossas e tire suas dúvidas sobre como a Programação Neurolinguística pode ajudar a melhorar sua performance profissional e pessoal!