Saber como se comunicar é muito importante para evitar e resolver conflitos
Saber se comunicar é uma habilidade muito importante para diversas áreas da sua vida. Saber expressar da forma mais clara possível o que você pensa, o que sente e o que deseja é essencial para chegar até os seus objetivos – e até mesmo para conquistar a ajuda necessária para isto.
No entanto, apenas saber o que deve ser dito pode não ser o suficiente. Existem diversas situações comunicativas que acontecem em momentos de pressão. Por isso, além de saber se comunicar, fortalecendo seu discurso com conteúdo e argumentos firmes, é necessário ter a inteligência emocional para oferecer as melhores respostas em quaisquer situações.
A importância de saber se expressar
Imagine a determinada circunstância: você está em uma reunião muito importante e então seu chefe ou seu cliente o cobra incisivamente por um trabalho que não estava em suas atribuições. Isso pode gerar um estresse, certo? Se esse nervosismo interferir na sua maneira de responder, o que poderia acontecer?
A má resposta nessa situação comunicativa, além de não resolver o problema no momento, poderá resultar em perdas financeiras – com rescisão de contratos, ou em perda para a sua carreira.
Pensando, agora, na sua vida pessoal. Em quais circunstâncias é necessário agir com inteligência emocional para evitar ou resolver conflitos? Várias!
É importante também perceber que a sua resposta a esses momentos vai além do que você fala. Ela está também na sua maneira de se expressar, nos seus gestos e no seu rosto.
Para que você tenha um bom convívio com familiares ou amigos, é importante que você consiga adequar suas respostas a cada situação. Para isso, técnicas de rapport são muito úteis!
O rapport na comunicação
A técnica de rapport consiste em acompanhar o seu interlocutor em seus sentimentos através de diversas técnicas, como o espelhamento. Desta forma, você não nega o que a outra pessoa sente ou fala, além de criar as condições ideais para que ela se sinta acolhida.
Isso, em muitos casos, já pode ser o suficiente para evitar grandes conflitos. Mas ainda é possível ir além.
Uma vez que você já tenha conseguido estabelecer pontes com a outra pessoa, torna-se mais simples expor sua opinião e também defender o seu ponto de vista.
Uma comunicação adequada
Para entender melhor como aplicar o rapport ao seu dia a dia, privilegiando uma boa comunicação, vamos pensar em um exemplo, como uma situação em que uma pessoa reclama de algo que você fez ou não fez da maneira esperada por ela.
Ao usar o rapport, você consegue mostrar que tem a capacidade de compreender o que incomodou a outra pessoa. A partir deste ponto, você pode começar a expor os seus argumentos, otimizando a comunicação de uma forma não violenta.