O ambiente de trabalho costuma reunir pessoas com diferentes estilos e pontos de vista, portanto, é importante cuidar para que, entre as diferenças, prevaleça a harmonia.
Ter alguns atritos é comum, mas é importante cuidar para que esses pequenos desconfortos não virem grandes crises. O tipo de ânimo que os líderes exercem no ambiente pode fazer muita diferença, permitindo que os colaboradores possam aprender com cada situação.
Para se tornar um líder melhor e alcançar os seus objetivos junto com a equipe, uma das maiores habilidades que você deve desenvolver é a comunicação.
A falta de uma boa comunicação – como forma de prevenir e de solucionar possíveis problemas de maneira imediata – pode gerar grandes prejuízos a longo prazo, colocando toda a empresa em perigo.
O que não deve ser feito numa crise
Existem vários comportamentos que continuam a se repetir dentro das organizações em períodos de crise que podem agravar ainda mais a situação.
Um dos problemas mais recorrentes é a busca por um único culpado, o que pode gerar estresse para todos os envolvidos.
É claro que as pessoas devem se responsabilizar pelo seu comportamento, porém, se algo está incomodando os colaboradores ou criando um mal estar generalizado, é necessário que os esforços estejam direcionados, inicialmente, em como resolver a situação.
Desta forma, tentar punir de alguma forma os comportamentos inadequados individualmente pode ser um tiro no pé dos líderes e afetar toda a organização de forma negativa. A melhor forma de se guiar numa crise é investindo o tempo e direcionando a energia na busca por soluções, apresentando e estimulando o que pode ou deve ser feito sempre visando ações de melhoria sustentáveis e a harmonia do grupo.
O que fazer em momentos de confronto
É importante que, quando surgir um conflito, a empresa procure entender o que está acontecendo, determinando a importância e urgência do que deve ser resolvido. É essencial também que os objetivos imediatos e futuros que a mudança visa alcançar, também estejam bem descritos, pois eles serão norteadores na busca pela melhor solução.
Além disso, quando a empresa define bem as suas prioridades, os demais colaboradores terão mais claro o caminho que devem seguir para chegar nos seus objetivos.
PNL para usar no trabalho
Uma das várias coisas que a Programação Neurolinguística ensina de forma efetiva é como evitar conflitos e melhorar a convivência com outras pessoas, mesmo nas situações mais estressantes.
Uma boa comunicação e o uso de técnicas, como o rapport, para tratar de assuntos delicados, por exemplo, são muito benéficos para toda a equipe, gerando mais motivação e entrosamento. Além dela, podemos citar os metamodelos de linguagem – um conjunto de pressuposições que nos guiam para desvendar informações implícitas na comunicação, tornando a linguagem mais clara e eficiente.
Quer aprender outras técnicas e dicas que trarão mais sucesso a sua vida profissional? Veja em nosso blog como desenvolver rapport, melhorar a sua comunicação e desenvolver maior resiliência e empatia.