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PARA ACABAR!

Saber se comunicar adequadamente é característica muito valorizada por empresas

De acordo com uma pesquisa realizada no Reino Unido, com cerca de 198 funcionários, as habilidades de comunicação – em conjunto com a autoconfiança e a facilidade de trabalhar em equipe, são características mais valorizadas por recrutadores do que o conhecimento técnico que é adquirido nos cursos universitários.

É claro que o nível de conhecimento técnico é bastante importante, mas a pesquisa revela que ter ou desenvolver as habilidades de comunicação é um fator essencial para o seu sucesso profissional. E se você já é um profissional comunicativo, como usar essa habilidade a seu favor?

Existem diversas maneiras de valorizar ainda mais esta qualidade. Veja algumas dicas para utilizar a comunicação no mercado de trabalho!

Administre sua carreira

Em algumas situações, o problema pode não estar na empresa que você trabalha e sim na carreira que está seguindo. Todo profissional, em diferentes níveis, faz uso de uma boa comunicação para exercer adequadamente, independente do setor em que ele trabalha.

Mas se você deseja usar ao máximo suas habilidades comunicativas, reveja quais são as áreas em que você poderia atuar. Normalmente todas as empresas possuem áreas que necessitam de bons comunicadores – avalie o que é necessário para mudar e faça a proposta para o RH.

Expresse a sua opinião

Atualmente é cada vez mais bem visto quem expressa a sua opinião – com elegância – nos espaços corporativos. Apresentar propostas e soluções para os problemas é algo essencial para ser visto e apreciado pelos cargos de diretoria, mostrando que o funcionário está pensando em toda a equipe e se comprometendo com o seu ambiente de trabalho.

No entanto, escolha os momentos mais apropriados para falar. Antes de simplesmente omitir a sua opinião, tenha a certeza que você ouviu e conseguiu formular um conhecimento ou solução inovadora para o que está sendo solicitado – ou ao menos uma solução que ainda não foi cogitada.

Participe de projetos

Envolva-se com as outras pessoas de sua equipe ou até mesmo de outras equipes para ampliar o seu conhecimento e a interação. O capital humano é uma das maiores riquezas de qualquer empresa e os colaboradores que souberem interagir e extrair de seus colegas os melhores resultados, ganharão um lugar de destaque.

Conheça o que está sendo feito dentro da sua empresa e informe-se sobre como você poderia contribuir. Fique atento apenas para evitar assumir mais tarefas do que você é capaz de cuidar.

Busque por empresas que dêem vazão à sua personalidade

Além de procurar se aperfeiçoar e se adaptar para cada situação em sua vida, é necessário também perceber quando há abertura para você agir de maneira espontânea e da maneira que você deseja ser. Se uma empresa não oferece a possibilidade que você busca, talvez seja o momento de procurar novas oportunidades em um ambiente diferente.

Para se destacar ainda mais no mercado de trabalho e lidar melhor com a sua vida pessoal, conheça os cursos da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística! Veja todas as opções em nosso site e leia mais sobre o assunto com as nossas outras publicações.

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